segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Grupos de Abas com Abas filhas

Como exemplo vou mostrar uma sugestão de solução para usarmos as abas do Team Developer de forma que possam ter abas aninhadas, ou seja, abas cujo conteúdo é outro conjunto de abas.

A partir do Team Developer 6.1 este tipo de solução poderia ser feita, muito mais facilmente usando o objeto child tab. Porém, para todas as versões anteriores (que não possuem este controle de Tab) esta solução apresentada abaixo é recomendada.

Primeiramente inclua a biblioteca qcktabs.apl na sua aplicação.


A ilustração abaixo mostra a aba filha. É o formulário filho que contém três abas que em run-time serão mostradas como sendo filhas de uma aba principal.
Como pode ser visto, trata-se de um formulário simples com três abas filhas. No código abaixo é possível ver os objetos adicionados a cada uma das três abas.
Em seguida é criado o formulário principal, que será o container das abas. É como se fosse a janela principal de configurações. É nesse formulário que será adicionado o formulário criado anteriormente com as três abas.
Como pode ser visto acima, trata-se de um formulário sem nenhum conteúdo, apenas as três abas sendo que na aba central será adicionado o link para que seu conteúdo seja personalizado.
Para personalizar o conteúdo da aba, basta clicar com o botão direito na aba desejada e acionar o menu Tab Frame Properties.
Isso dará acesso a janela acima, onde é possível fazer o link entre a aba e o formulário que será exibido como conteúdo da aba.
A imagem acima mostra em tempo de design a visualização da aba cujo conteúdo associado é um formulário.
Em tempo de execução o efeito é muito interessante. Como pode ser visto acima, as abas ficam aninhadas.

É possível aplicar este conceito em qualquer versão do Team Developer acima da versão 5.0 do SQLWindows 16bits até a mais atual TD 6.2.

Única restrição que precisa estar clara é que, uma aplicação usando este tipo de aba não pode ser compilada para .Net e não pode executar em browser.

divirtam-se !
:)

Arquivo APT compatível com o TD5.2 disponível para download





sábado, 25 de maio de 2013

Livro de Centura para Download Free

ATUALIZADO em Abril-2021

Link para Download 

 

 

Em junho de 2000 eu publiquei um livro de Centura no Brasil e até hoje as pessoas ainda me procuram tentando obter um exemplar do livro. Como não tenho mais exemplares físicos do livro tomei a decisão de converter o livro para PDF e disponibilizar o livro para download free no blog. Então, qualquer pessoa interessada no livro por favor, pode fazer o download free no link abaixo:

Este link o levará ao meu onedrive onde eu compartilhei o livro e os arquivos fonte dos exercícios citados no livro. Quem tiver algum problema em acessar esta pasta me avise.

Lembro que o livro é sobre a versão 2.0 do Team Developer porém, como a linguagem e muito da IDE não sofreram grandes mudanças, o livro pode ser usado para aprender praticamente qualquer versão do Team Developer.

Espero que assim mais pessoas possam encontrar recursos para aprender o Team Developer.

Bom estudo!

sexta-feira, 22 de março de 2013

6º Encontro de desenvolvedores Gupta no Brasil

O 6º encontro de desenvolvedores Gupta ocorrerá dia 19 de março de 2013 e há um convite muito legal feito pelo Calegari aqui neste link. http://www.computermachine.com.br/informativo/DEVCON2013/DEVCON_BRASIL.html convido a todos que, se possível, compareçam ! nos vemos por lá.

domingo, 17 de abril de 2011

Gerenciamento de Projetos no Team Developer

Muitas atenções estão voltadas para o Team Developer 6 e isso é normal, ainda mais agora que o TD 6 está inserido no contexto .NET. Muita informação sobre isso está disponível no site da Unify, blog, twitter e tudo o mais...

 

Inicio aqui a escrita de alguns artigos sobre gerenciamento de projetos utilizando como ferramenta o Team Developer, que acompanha o pacote do Team Developer. Pretendo mostrar um pouco de como esta ferramenta funciona.

TOM_01

O TOM ( Team Object Manager ) é uma ferramenta para gerenciamento de projetos envolvendo código fonte, equipe e normas de projeto.  Todas as atividades do TOM são baseadas num repositório, nele são inseridos não apenas os arquivos que compõem o projeto mas também é montada a estrutura das equipes e as regras de trabalho em equipe. Não há limites para a quantidade de projetos bem como tamanho das equipes que o TOM pode gerenciar.

 

Basicamente o que precisa ser feito para usar o TOM para gerenciar seus projetos é:

- instalar e configurar um repositório

- inserir no TOM dados sobre sua equipe, projetos e os arquivos do projeto

- iniciar o uso

 

Primeiro passo para usar o TOM e gerenciar um projeto é a criação de um repositório caso este ainda não exista. O repositório é uma estrutura criada num banco de dados usada pelo TOM para o gerenciamento dos projetos. Use o Repository Setup Wizard para criar seu repositório.

TOM_RepositorySetupWizard

Janela inicial do Repository Setup Wizard

Após criar o repositório execute o Team Object Manager para finalizar o restante das configurações iniciais do repositório. Será criado um projeto padrão, chamado #STARTER. As personalizações feitas neste projeto serão levadas aos demais projetos criados neste repositório. Portanto, vale a pena passar um tempo configurando o projeto #STARTER. (isso será mostrado aqui em breve)

Dentro do TOM

 

Existem muitos componentes dentro de um projeto do TOM e que são todos explicados no manual em pdf que acompanha o produto (books\team.pdf na pasta de instalação do Team Developer).

TOM_login

Janela de login do Team Object Manager 6.0

 

O TOM oferece uma interface similar à interface do Windows facilitando muito o uso, ao lado esquerdo temos a janela de folders onde seus detalhes, após escolhido um item, é mostrado na janela na lateral direita.

 

Para usar um projeto vamos iniciar com a criação de alguns usuários que farão parte da equipe que usará o TOM.

TOM_CreateUser

Etapas para criação de usuários no TOM

Devem ser criados no TOM um login para cada usuário que de fato participa do projeto. Não apenas desenvolvedores mas toda a equipe que normalmente é composta por desenvolvedores, líderes de projeto, toda a equipe de testes, documentação atendimento aos clientes etc.

Abaixo uma pequena equipe montada para dar suporte aos exemplos que se seguirão.

TOM_Team

Uma vez a equipe criada o próximo passo é criar o projeto. Você pode fazer isso rapidamente e escolher se deseja herdar as características de algum projeto anterior ou se o projeto recém-criado será baseado no projeto #STARTER.

TOM_CreateProject

Siga as instruções solicitadas pelo wizard para criação do novo projeto. Há uma decisão muito importante a ser tomada e que deve ser informada no momento de execção do wizard que diz respeito ao local onde os arquivos do projeto serão armazenados. Por questões de segurança podem ser armazenados no banco de dados ou numa pasta de rede por exemplo, em algum servidor. Isso fica a critério de cada um mas eu tenho usado armazenamento em banco de dados e nunca tive problemas.

Uma vez criado o projeto é hora de preparar a estrutura do seu projeto no TOM, adicionar alguns arquivos e configurar as regras. Neste ponto a equipe de gestão da configuração entra em ação e descarrega aqui suas normas e padrões a serem seguidos.

Como idéia simples para um projeto, segue abaixo uma sugestão:

TOM_ProjectTree

Exemplo de estrutura de um projeto

Projeto criado, algumas configurações básicas que recomendo para o projeto são:

Armazenamento dos arquivos do projeto em repositório

TOM_StorageInRepository

Esta opção diz para o TOM armazenar todos os arquivos que compoem o projeto no banco de dados. As tabelas do TOM serão usadas e mantidas por ele mesmo, nenhum trabalho de gestão do banco é necessário, os DBAs não necessitarão gerenciar aquivos por conta dessa opção. No máximo, em alguns casos, deverão apenas preocupar-se com questões de espaço alocado para armazenamento.

Local para extração dos arquivo de trabalho

TOM_PropDefaultProjectFolder

Esta opção indica a pasta onde os arquivos permanecerão durante o período em que o usuário trabalha com os arquivos do repositório. Normalmente uma pasta para uma área reservada para o usuário é a opção mais coerente.

Próximos passos:

- adicionar arquivos ao projeto

- associar arquivos a grupos de segurança

- check-in e check-out

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Team Developer 6.0

O Team Developer 6.0 está a caminho! Foi iniciado o programa de beta e ainda para este ano está previsto o lançamento da versão 6. Já citei algumas vezes sobre os recursos do TD6 ... entre os principais, ao meu ver, estão o fato de o TD6 ser .NET e o suporte a WPF controls.

São tantas novidades no produto que nem sei por onde começar :)

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Amostra: Localizador rápido de menus

Vejam minha primeira produção audio visual publicada na web :)

Na verdade trata-se de um protótipo que fiz que serve como idéia de
como poderíamos implantar nos nossos sistemas um recurso semelhante ao
recurso que chegou com o Windows Vista que permite localizar o que se deseja num emaranhado de menus e submenus. Basta ir digitando parte de qualquer palavra que faça parte do nome do menu desejado, é carregado na lista os nomes de menus que contenham as palavras digitadas.

Os menus são mostrados na lista e o menu pai do item é sempre mostrado,
assim facilita a associação do menu e a individualização do menu item no
caso de nomes de menus repetidos.

Acho que é especialmente útil para utilização em sistemas cujo menu possui
muitos itens.

Por exemplo: Se o usuário deseja acionar o menu "Finanças \ Relatórios \ Sei lá o que" ... ele poderia acessar este menu/relatório diretamente, basta digitar "Sei" e o menu já apareceria para ele com opção de executá-lo e também de arrastar o item para sua barra de ferramentas personalizada e o ícone passaria a compor a barra de ferramentas do usuário.

São só idéias :)

Vejam na prática: http://www.youtube.com/watch?v=ZXJqi0umW5I

abraços.