quinta-feira, 23 de julho de 2009

Dicas de Programação

Seguirei publicando algumas dicas de programação que vim montando ao longo de algum tempo.

1- Utilize os arquivos tipo APL para guardar suas bibliotecas de uso genérico. Você pode ter quantos arquivos tipo APL quiser. A sua utilização só vem a melhorar a organização das suas bibliotecas. Na seção Libraries utilize a declaração File Include para utilizar suas bibliotecas. Usando APLs sua equipe terá mais facilidade em trabalhar ao mesmo tempo realizando manutenção em diversos módulos da mesma aplicação simultaneamente sem que uma pessoa atrapalhe o trabalho de outra. Essa dica acaba puxando a segunda dica.

2- Faça uso dos arquivos do tipo APL. Você pode ter vários arquivos num único projeto. Suas classes, funções de uso genérico, definições de constantes, definições de ícones etc podem estar localizados em arquivos tipo APL diferentes.

prosseguindo...

3- Utilize o Team Object Manager para gerenciar seus projetos, equipes e controle de versão dos seus aplicativos. O TOM acompanha o Team Developer e é uma ótima ferramenta para gerenciamento de projetos. Com um ótimo controle sobre versões dos seus aplicativos, equipe, builds e arquivos de um modo geral. Você pode usar o TOM para gerenciar qualuqer tipo de projeto, não apenas projetos em SQLWindows, mas também projetos em qualquer liguagem, qualquer tipo de arquivo etc.

4- Muita atenção ao utilizar Timers - SalTimerSet () e SalTimerKill () . Geralmente é delicado depurar um programa que utiliza Timers. Preste muita atenção!

5- Procure não utilizar SqlPrepareAndExecute () no interior de laços - while e loop - pois o seu tempo de execução é maior do que simplesmente SqlPrepare (). Na medida do possível coloque dentro do laço a função SqlExecute () e antes de entrar no laço um SqlPrepare ().

6- Procure seguir a padronização dos nomes de objetos e variáveis sugeridas pela Centura. Dessa forma seus desenvolvedores não terão dificuldades em ler a documentação online fornecida pela Centura. Você ganha produtividade com isso.

7- Ao nomear seus objetos e variáveis, procure não utilizar letras acentuadas. Isso pode confundir o compilador do SQLWindows. Evite problemas.

8- Para que uma determinada função não seja visível na instância, ou seja, funções privadas de uma determinada classe, coloque dois "underscore" antes do nome da função. Assim : Ao invés de usuar "fFazAlgumaCoisa ()" utilize "__fFazAlgumaCoisa ()".

9- Você pode tirar ou colocar as barras de rolagens horizontal e vertical do formulário que você está desenhando acionando o menu Layout / Show Design Scroll Bars.

10- Evite utilizar muitos frames numa mesma janela. O Windows demora muito tempo para desenhar um frame. Substitua os frames pelo objeto picture. Você pode fazer tudo o que um frame faz e ainda tem a vantagem de poder manipular uma picture.

Nenhum comentário: